Publicado em: 30/08/2018

É uma doença viral que acomete os animais, principalmente os ruminantes. Possui um quadro sintomatológico caracterizado por diarreias de diferentes cursos provocando lesões no trato gastrointestinal e sistema biliar. No caso de infeção da fêmea durante um certo período da gestação, pode ocasionar o nascimento de animais persistentemente infetados ou aborto.
É considerada uma das principais viroses que afetam os bovinos. A doença possui importância mundial pelo impacto econômico causado pelas perdas de produtividade e reprodutivas.
Num rebanho infectado pelo BVDV, existem duas fontes potenciais de infecção: o bovino PI e o bovino que está na fase aguda da enfermidade, denominado transitoriamente infectado (TI).
No aspecto epidemiológico, os bovinos PI são considerados a principal fonte de infecção, porque eliminam por toda sua vida uma grande quantidade de vírus em secreções e excreções.
A eliminação do vírus pelos animais TI geralmente duram poucos dias ou eventualmente semanas, porém esses animais podem promover a permanência do vírus no rebanho na ausência de animais PI interferindo, assim, nas estratégias para o controle da enfermidade.

Diarreia Viral