Publicado em: 03/08/2018

A sarna é um ácaro que acomete a pele dos nossos amigos pet, causando muito desconforto, feridas, queda de pelo e perda de apetite.

Sarcoptes scabei, é a sarna Sarcóptida atinge cães em qualquer época do ano e de todas as idades. É o tipo mais comum de sarna. Essa sarna causa uma coceira muito intensa na pele do animal . Os sintomas incluem pele avermelhada, bolhas, queda do pelo, crostas e escoriações. É muito contagiosa, pode passar facilmente pra outro cão, para pessoas e em alguns casos até para gatos.

Otodectes cynotis é a sarna otodécica (sarna do ouvido), ela acomete o pavilhão auricular pode passar de cães para gatos e vise-versa, não atinge os humanos, causa intenso prurido, grande acumulo de cerúmen podendo gerar uma otite.

Dermodex canis é a sarna demodecíca, conhecida também como sarna negra, não é contagiosa porém ela é genética, os sintomas são feridas com secreções e cheiro forte, essa sarna não tem cura apenas controle.

Caso seu animal apresente algum sintoma relacionado a sarna, leve ao veterinário para realizar os exames específicos e começar o tratamento. Lembrando que é a melhor escolha é a prevenção.


Sarna em Pets